Reportagens

A CNN, que não precisa ter "rabo preso" esclareceu ao resto do mundo a causa das manifestações.

A CNN, maior rede de jornalismo da TV americana e mundial, fez uma reportagem especial sobre os verdadeiros motivos por trás dos protestos ocorridos em várias cidades do Brasil.

Em tradução, o texto, intitulado "O Que Realmente Está Por Trás dos Protestos Brasileiros?", lê:

"Os protestos que estão acontecendo no Brasil vão muito além do aumento de 20 centavos no transporte público.

O Brasil está vivenciando atualmente um amplo colapso de sua infraestrutura. Há problemas com portos, aeroportos, transporte público, saúde e educação. O Brasil não é um país pobre e os impostos são extremamente altos. Os brasileiros não veem motivo para terem uma infraestrutura tão ruim quando há tanta riqueza e tantos impostos altos. Nas capitais estaduais as pessoas chegam a gastar 4 horas por dia no tráfego, seja em seus carros ou em transportes públicos lotados e de má qualidade.

O governo brasileiro tomou medidas para controlar a inflação cortando taxas e ainda não se deu conta que o paradigma deve mudar para uma abordagem focada na infraestrutura do país. Ao mesmo tempo o governo brasileiro está reproduzindo em menor escala o que a Argentina fez anos atrás: evitando austeridade fiscal e prevenindo o aumento dos juros, o que está levando a uma alta inflação e baixo crescimento.

Além do problema de infraestrutura, há vários escândalos de corrupção que permanecem sem julgamento, e os casos que são julgados tendem a terminar com a absolvição dos réus. O maior escândalo de corrupção na história brasileira finalmente terminou com a condenação dos réus e agora o governo está tentando reverter essa condenação ao usar manobras inacreditavelmente inconstitucionais, como a PEC 37, que vai tirar o poder investigativo dos promotores do ministério público, delegando a responsabilidade da investigação unicamente para a polícia federal. Além disso, outra proposta tenta sujeitar as decisões da Suprema Corte Brasileira ao Congresso – uma completa violação dos três poderes.

Estas são, de fato, as revoltas dos brasileiros.

Os protestos não são meramente isolados, não são movimentos da extrema esquerda, como algumas fontes da mídia brasileira afirmam. Não é uma rebelião adolescente. É o levante da parte mais intelectualizada da sociedade que quer por um fim a essas questões brasileiras. A jovem classe média que sempre esteve insatisfeita com o obscurecimento político agora “desperta”.

TEXTO ORIGINAL: CNN iReport




Eu acredito
Por Roberto Silva

Eu acredito intensamente que nossa revolução já mudou o Brasil. Eu não tenho dúvidas de que iremos acuar os patetas que desrespeitam nosso país e desonram os votos que receberam. Eu tenho plena convicção de que o Brasil será um país digno, grandioso, invejável e justo.

Sabe por que eu acredito nisso?

Por que os políticos, desde as manifestações, desapareceram covardemente da mídia. Eles já mostraram que não tem condições nem competência para lidar com as demandas históricas de que o país necessita. Muitos já perceberam o trabalho que terão que prestar à sociedade de agora em diante e nem sabem por onde começar. Não sabem por onde começar porque nunca se preocuparam com as necessidades do povo que os elegeram.

Acredito que os muitos que pensavam em se candidatar para as próximas eleições já estão fazendo uma autocrítica e se perguntando: - Será que tenho condições de lidar com este novo país? Com que discurso eu seria levado a sério? Muitos não se atreverão nem a se candidatar pois sabem que terão que ter proposta de verdade. Propostas coerentes e convincentes. E isso não é fácil, pois a defasagem de nosso país é gritante. De agora em diante aqueles discursos vazios sobre saúde, educação, segurança e emprego não servem mais, pois simbolizam a mentira. Então, falar o que?

Por isso eu acredito que estamos sendo vitoriosos desde o primeiro grito, desde o primeiro passo nas ruas, desde a primeira bala de borracha, desde a primeira letra do primeiro cartaz.

Estamos armados até os dentes com o direito que adquirimos de exigir o que estamos exigindo ao votar e entregar nosso país aos políticos de hoje. 

Por isso. Por tudo isso. Eu acredito no Brasil que acabou de nascer.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário